sábado, 14 de janeiro de 2012

Hiroshima - A Humanidade e o Horror

Hiroshima - A Humanidade e o Horror é um documentário quase meia-boca. Produção da BBC com aquelas irritantes teatralizações de cenas históricas, interpretadas as vezes por péssimos atores. Tem sensacionalismo e superficialidade, mas não se consuma o ato da mediocridade porque um pezinho no lado de cá, tira o filme da frivolidade total: a parte final da produção, depois do lançamento das bombas, quando a questão parece ser realmente levada a sério; e a presença nos extras, de um curta chamado "O Conto das Duas Cidades", produzido pelo próprio governo americano, que inicialmente, seria apresentado apenas no meio militar, repleto de sacarmos, ironias e arrogância, mostrando a destruição e morte provocada pelas duas bombas, sobre Hiroshima e Nagasaki. Este curta é um bom documento histórico. Explicita um pouco do ponto de vista do governo norte-americano sobre o evento das bombas.

O título do documentário é também capcioso: A Humanidade e o Horror... eu sinto aí uma leve (ou talvez flagrante) intencionalidade em localizar qualquer ato de humanidade em meio a um ato de total horror.

Se vale a pena ver? Do ponto de vista didático, se você sabe um pouco da história, não te acrescentará muito. Se desconhece totalmente a questão, terá uma oportunidade razoável para ampliar seus conhecimentos.

Por fim, nunca é demais lembrar o quanto, enquanto seres humanos, podemos ser cruéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...