quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

As sacolinhas de supermercado são mesmo as grandes vilãs do meio ambiente?!

Eu fiquei realmente aborrecido com essa história de acabarem com as sacolinhas em supermercados. Não é que eu ache que não devemos preservar nossa tão necessária natureza. Eu acredito que sim, devemos sim fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para salvar o pouco de planeta que ainda nos resta, até mesmo prescindir das tão úteis, e ao mesmo tempo indesejáveis, sacolinhas. Mas pensemos... será que são mesmo as sacolinhas as grandes vilãs do meio ambiente? Quem ganha e quem perde quando elas sumirem definitivamente? Resposta: os donos de supermercado ganham muito, a natureza e você... um pouco.

Ora, quando são baixadas medidas assim, fico sempre com uma pulga atrás da orelha. Comprar um produto e sair com ele embalado do supermercado, acho que é um direito essencialmente essencial de qualquer consumidor. Agora, além de comprar, ter que pagar pela embalagem, me deixa um tanto desconfiado de que algo de errado há por trás disso.

A primeira de minhas hipóteses e talvez a mais certeira, é que há dedo de lobbystas do varejo nesta cena. Dedo de grupos econômicos visando maiores lucros e economia na hora de embalar os produtos que vendem a seus clientes. Sabe estas leis engana bobo, que parecem uma coisa, mas são outra? Então, eis caso. Afinal, se fosse diferente, por que não dar ao dono de supermercado parte do ônus, impondo a distribuição gratuita das tais sacolas ecológicas?

Francamente, por maior apelo ecológico que tenha tal medida, não engulo. Acabar com as sacolinhas plásticas é bom, mas preservar o meio ambiente é algo que o capitalismo nunca conceberá. E enquanto nossa ignorância ecológica persistir, que em última instância é o dar vida ao desvairo do consumo, persistirão também essas medidas paliativas, infrutíferas, que não resultam em nada e apenas maquiam os reais problemas que o globo enfrenta.


Ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...